Você tem FÉ?

29 nov

Uma pergunta aparentemente simples, não? Mas como essa palavrinha tão pequenina é TÃO difícil de ser praticada na montanha russa da nossa vida.

Essa época de final de ano é um bom momento onde essa palavra vem à tona, quer seja ter fé para ir bem naquela matéria que estamos pendurados no semestre (ou ano), para ainda realizar AQUELE sonho que você tanto almejou o ano todo, mas que ainda não aconteceu, ou ainda simplesmente ter fé para aguentar até o final do ano sem jogar tudo para o alto e desanimar.
Vivemos em uma cidade onde o imediatismo e o individualismo imperam. E o stress nos acompanha a todo o momento. E como essas três palavras são contrárias a fé!
E te digo o por quê:

1. Imediatismo: o intuito desse post não é ficar falando de Bíblia para você, mas não tem como não citar um trecho que eu acho muito interessante. Em Hebreus 11, livro escrito por Paulo, fala sobre a natureza da fé nos três primeiros versículos. E merece destaque o versículo 1: “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem”.
Muito mais fácil ler do que praticar, não??? O imediatismo em que vivemos, onde tudo é instantâneo e no ‘fast food’ diário, desaprendemos a esperar. Aliás, ô palavrinha difícil essa hein? Porque temos que esperar tanto e tudo? A resposta é simples: porque é na espera que exercitamos nossa fé. E percebemos que a fé só é aumentada quando o calo aperta mesmo!

2. Individualismo: temos fé em nós mesmos? Essa é a pior roubada, sem dúvida! Uma das ‘regras’ do individualismo é acreditar de uma maneira exarcebada em nós mesmos. E isso é furada amigo! Mas por quê??? Porque somos falhos, com altos e baixos. E a partir do momento que temos fé em nós mesmos, um dia estamos muito bem, outro já não, e automaticamente, a fé oscila junto. Por isso, devemos depositar a nossa confiança em Deus, que não têm altos e baixos nem picos de mau humor, sempre disposto a nos ajudar. É simples: basta pedir a Ele, como se estivesse conversando com um amigo.

3. Stress: esse é o pior de todos, porque nos deixa impossibilitado de ter forças. Estamos tão cansados da rotina estafante, que a última coisa que temos é ânimo, então, consequentemente, perdemos a fé em Deus e a confiança de que algo de bom acontecerá. O stress nos deixa pessimista e sem fé. Fato!
Mas como driblar tudo isso e exercitar a fé??? É simples: faça uma oração pedindo para Deus fé e tenha paciência para que as coisas se ajeitem e aconteçam em seu devido tempo. Ainda somos novos, temos uma longa jornada pela frente e vale a pena exercitar a fé, porque o fruto dela é paz e alegria, sem dúvida, frutos bons.  A fé é perseverança e, mesmo pequena, tem muita força, veja o que diz a Bíblia:

“[…] Se a fé que vocês têm fosse do tamanho de uma semente de mostarda, vocês poderiam dizer a esta árvore: ‘Arranque-se pelas raízes e vá se plantar no mar!’ E ela obedeceria”. (Lucas 17:6)

Muita fé a todos!

Deixe um comentário